Blog‎ > ‎

O protocolo Http - introdução

postado em 24 de mai de 2011 20:24 por Usuário desconhecido   [ 1 de jun de 2011 10:17 atualizado‎(s)‎ ]
por Filipe Abelha

Antes de abordarmos as integrações pop-up via Post(FORM) e Post(XML) com a plataforma iVarejo, vamos dar uma olhada nas tecnologias que estão nelas envolvidas. Assim, além de você entender como se integrar conosco, vai aprender como isso tudo funciona.

Segundo a RFC 2616: Hypertext Transfer Protocol -- HTTP/1.1 publicada pela IETF (The Internet Engineering Task Force), Http (Hipertext Transfer Protocol) " é um protocolo de comunicação (da camada de aplicação) para sistemas de informação hipermídia distribuídos e colaborativos", em outras palavras, é um padrão que controla e permite a conexão e comunicação entre dois sistemas distribuídos. Quando digitamos qualquer endereço web começado com "http" no nosso browser, estamos fazendo uma comunicação via protocolo HTTP.

Este protocolo funciona através de request/response (requisição e resposta). Normalmente ocorre sobre conexões TCP/IP (com a porta 80 como padrão), mas nada impede que seja implementado sobre outros tipos de conexão e portas.


Como funciona?

A conexão Http se inicia quando um sistema se conecta com outro e lhe envia uma mensagem de request. Este por sua vez retorna um aviso (status line) de que recebeu a requisição ou se aconteceu um erro, processa a resposta que será retornada e a envia de volta em uma mesagem de response. Ao final da operação, a conexão é normalmente encerrada. O sistema que envia o request faz o papel do cliente e o que envia o response, o de servidor.



Estrutura genérica de mensagem

Como escrevi anteriormente as mensagens do protocolo Http são o request e o response. Ambas possuem a mesma estrutura, sendo composta por uma start-line (sendo esta uma
Request-Line ou uma Status-Line); nenhum, um ou mais campos de cabeçalho; uma linha sem conteúdo para indicar o fim do cabeçalho; e possivelmente um corpo.

Os campos do cabeçalho podem ser gerais a todas as mensagens, de request, de response e de entidade. Independente do seu tipo são escritos na forma <nome>:<valor>. O corpo da mensagem, quando existente, é utilizado para a transferência do corpo da entidade e da sua codificação (caso exista).


Na próxima semana falaremos das estruturas específicas das mensagens.


tags: #http, #protocolo, #request, #response, #introducao

Fontes:

http://www.ietf.org/
http://tools.ietf.org/html/rfc2616
Comments