por Filipe Abelha Nos últimos posts falamos sobre as características do protocolo Http. Agora que estamos embasados, podemos falar sobre uma das formas de integração entre os ecommerces e o meio de pagamento disponibilizado pela iVarejo: o pop-up com Http Post, com o envio de dados via Html Form. Neste modelo de integração, o controle do processo de pagamento acontece no domínio da iVarejo, retirando grande parte da complexidade de implementação necessária dos outros modelos. As lojas virtuais, hotsites e ecommerces que adotarem este padrão implementarão um formulário simples onde a propriedade "Action" da tag <form> será configurada com um endereço da página de entrada de pedidos da iVarejo (para mais detalhes, acesse o nosso tutorial de integração). O método Post Como vimos no último post, o método POST é uma das opções da mensagem de request que podemos enviar para um servidor. A sua diferença básica para o método GET é a existência obrigatório de um corpo de mensagem (enquanto que o GET possui apenas a URL a ser processada em seu header). A seguir, segue um exemplo básico de request utilizando o POST: POST /Process.aspx HTTP/1.1 Através do request acima, estaremos enviando uma mensagem de request com as seguintes características: 1 - Terá como URL de destino a <domínio>/Process.aspx. 2 - O servidor aceitará um corpo de mensagem do tipo html, xhtml, xml ou texto simples. 3 - A linguagem aceita é o português brasileiro. 4 - A ferramenta que o client utilizou foi identificada como sendo da Mozilla (apesar do Internet Explorer se identificar como tal). 5 - A mensagem foi formatada no padrão utf-8. 6 - O seu conteúdo possui o tipo de codificação padrão. 7 - O seu conteúdo possui um tamanho de 49 caracteres. 8 - O corpo da mensagem é composto pelos seguintes duplas de chave/valor: Tipo do Post : Mensagem de teste Usuario : Filipe Abelha O Html Form Segundo a W3C, um Html Form é uma seção de um documento que contém conteúdo normal, marcações, elementos especiais chamados controles e suas respectivas "etiquetas" (labels) . Usuários geralmente preenchem um formulário antes de submetê-lo para um agente para processamento. Os controles definidos pelo Html que podem ser utilizados dentro de um form são: buttons, checkboxes, radio buttons, menus, text input, file select, hidden e object. Para mais detalhes sobre eles, clique aqui. Como todas as tags Html, o Form possui uma série de atributos suportados: id, class, style, action, entre outros. A seguir, falaremos sobre os seus atributos exclusivos:
Especifica um agente de processamento para o formulário através de uma URL. Por exemplo: action="http://hml.ivarejo.com.br/ecommerce/enviodadospedido.aspx"
Especifica o método do request que será utilizado. Pode ser um GET ou POST, mas para a integração será utilizado obviamente o POST.
Especifica o tipo do conteúdo usado para enviar o Form para o servidor. O seu valor padrão é application/x-www-form-urlencoded.
Especifica a lista de codificação de caracteres que será aceita pelo servidor para processar o Form.
Especifica uma lista de tipos de conteúdo que o servidor aceitará processar corretamente. Podendo, por exemplo, barrar determinados tipos de dados (input do tipo file). No próximo post falaremos sobre a montagem do Form para envio e discutiremos sobre a integração com a iVarejo propriamente dita. tags: #http, #protocolo, #request, #integracao, #html, #w3c Fontes: http://www.w3.org/TR/html4/interact/forms.html http://en.wikipedia.org/wiki/POST_(HTTP) http://developers.sun.com/mobility/midp/ttips/HTTPPost/ http://www.jmarshall.com/easy/http/ http://www.explainth.at/en/misc/httpreq.shtml http://msdn.microsoft.com/en-us/library/ms537503%28v=vs.85%29.aspx http://tools.ietf.org/html/rfc2616 |
Blog >