Blog‎ > ‎

Integração via Pop-up com Http Post/FORM (parte I)

postado em 15 de jun de 2011 17:25 por Usuário desconhecido   [ 29 de jun de 2011 07:57 atualizado‎(s)‎ ]
por Filipe Abelha

Nos últimos posts falamos sobre as características do protocolo Http. Agora que estamos embasados, podemos falar sobre uma das formas de integração entre os ecommerces e o meio de pagamento disponibilizado pela iVarejo: o pop-up com Http Post, com o envio de dados via Html Form.

Neste modelo de integração, o controle do processo de pagamento acontece no domínio da iVarejo, retirando grande parte da complexidade de implementação necessária dos outros modelos. As lojas virtuais, hotsites e ecommerces que adotarem este padrão implementarão um formulário simples onde a propriedade "Action" da tag <form> será configurada com um endereço da página de entrada de pedidos da iVarejo (para mais detalhes, acesse o nosso tutorial de integração).


O método Post

Como vimos no último post, o método POST é uma das opções da mensagem de request que podemos enviar para um servidor. A sua diferença básica para o método GET é a existência obrigatório de um corpo de mensagem (enquanto que o GET possui apenas a URL a ser processada em seu header).

A seguir, segue um exemplo básico de request utilizando o POST:

POST /Process.aspx HTTP/1.1
Accept: text/html, application/xhtml+xml, text/plain
Accept-Language: pt-BR
User-Agent: Mozilla/5.0 (compatible; MSIE 9.0; Windows NT 6.1; Trident/5.0)
Accept-Charset: utf-8
Content-Type: application/x-www-form-urlencoded
Content-Length: 49

Tipo+do+Post=Mensagem+de+teste&Usuario=Filipe+Abelha


Através do request acima, estaremos enviando uma mensagem de request com as seguintes características:

1 - Terá como URL de destino a <domínio>/Process.aspx.

2 - O servidor aceitará um corpo de mensagem do tipo html, xhtml, xml ou texto simples.

3 - A linguagem aceita é o português brasileiro.

4 - A ferramenta que o client utilizou foi identificada como sendo da Mozilla (apesar do Internet Explorer se identificar como tal).

5 - A mensagem foi formatada no padrão utf-8.

6 - O seu conteúdo possui o tipo de codificação padrão.

7 - O seu conteúdo possui um tamanho de 49 caracteres.

8 - O corpo da mensagem é composto pelos seguintes duplas de chave/valor:
Tipo do Post : Mensagem de teste
Usuario : Filipe Abelha



O Html Form

Segundo a W3C, um Html Form é uma seção de um documento que contém conteúdo normal, marcações, elementos especiais chamados controles e suas respectivas "etiquetas" (labels) . Usuários geralmente preenchem um formulário antes de submetê-lo para um agente para processamento.

Os controles definidos pelo Html que podem ser utilizados dentro de um form são: buttons, checkboxes, radio buttons, menus, text input, file select, hidden e object. Para mais detalhes sobre eles, clique aqui.

Como todas as tags Html, o Form possui uma série de atributos suportados: id, class, style, action, entre outros. A seguir, falaremos sobre os seus atributos exclusivos:

  • action
Especifica um agente de processamento para o formulário através de uma URL. Por exemplo:

action="http://hml.ivarejo.com.br/ecommerce/enviodadospedido.aspx"

  • method
Especifica o método do request que será utilizado. Pode ser um GET ou POST, mas para a integração será utilizado obviamente o POST.

  • enctype
Especifica o tipo do conteúdo usado para enviar o Form para o servidor. O seu valor padrão é application/x-www-form-urlencoded.

  • accepted-charset
Especifica a lista de codificação de caracteres que será aceita pelo servidor para processar o Form.

  • accept
Especifica uma lista de tipos de conteúdo que o servidor aceitará processar corretamente. Podendo, por exemplo, barrar determinados tipos de dados (input do tipo file).



No próximo post falaremos sobre a montagem do Form para envio e discutiremos sobre a integração com a iVarejo propriamente dita.
Comments